segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Entrevista com o Presidente da CBSk













Pista de Sobral - FS Smith Grind

Entre os dias 27 e 28 de novembro, acontece na Skate Plaza Manaíra, em João Pessoa (PB), o Myllys Skate Pro 2010. Apesar do final do ano estar próximo, esta competição será válida como a 1ª Etapa do Circuito Brasileiro de Skate Profissional 2010.
Para entender melhor o motivo da falta de etapas profissionais no decorrer do ano e a importância do Myllys Skate Pro para o calendário do Circuito Brasileiro, nosso colaborador Júlio Detefon, produziu uma entrevista com Marcelo Santos, presidente da CBSk, que atua como coordenador geral nos eventos profissionais homologados pela entidade.

Para a CBSk, qual a importância do Myllys Skate Pro para o calendário do Circuito Brasileiro?
Considero o Myllys Skate Pro muito importante para o cenário de competições do street skate nacional por ser um evento que acontece em uma das melhores pistas do país, uma das poucas pistas modernas, com características de Skate Plaza que possuímos. Além disso, ainda mais por ser um evento que faz parte do Circuito, realizado por uma marca genuinamente de Skate, numa importante região do país, onde o skate tem se desenvolvido muito nos últimos anos.

Pelo segundo ano o evento será realizado na Skate Plaza Manaíra, em João Pessoa (PB). O que você acha da área do evento e infra-estrutura oferecida pela cidade para atletas, comissão técnica e público?
Percebo que João Pessoa vem se desenvolvendo muito nos últimos anos, e hoje, conta com uma estrutura mais adequada para uma capital de estado com um poderio turístico que possui. Quanto ao público, no ano passado foi surpreendente a quantidade de pessoas que se apertaram nas arquibancadas e em volta de toda a pista, incentivando os skatistas o todo tempo. Foi incrível! Espero que este ano seja assim novamente. Quanto à pista, a Manaíra é uma das pistas mais modernas do Brasil e oferece uma grande variedade de opções de utilização de área. A pista é, sem dúvida, o grande charme desta etapa e quando se tem uma pista desta qualidade, os skaters, com certeza andarão no limite máximo, aumentando o nível técnico da competição.
Hoje existem inúmeras marcas de skate no mercado. O que acha da Myllys ser a única que ainda investe no Circuito Brasileiro?
Acho que é um ótimo exemplo para outras marcas, que nos últimos anos praticamente abandonaram os projetos de apoio as etapas do Circuito Brasileiro. Vários fatores influenciaram para que a situação chegasse a este ponto. Dentre os motivos, a enxurrada de marcas gringas que aportaram no país e o enfraquecimento de algumas marcas nacionais colaboraram para esse cenário. Além disso, existe uma diferença de comportamento entre as marcas nacionais (que antes realizavam seus eventos pensando sim no marketing e no lucro), mas se preocupavam com o desenvolvimento e o crescimento do Skate no país. Já as marcas gringas, que hoje ocupam um representativo espaço, possuem estratégias de marketing diferenciadas, que não inclui a realização de etapas do Circuito Brasileiro.
Isto tem sido muito ruim para o Skate nacional. Muito pouco do que é gerado de dinheiro no nosso mercado volta em forma de investimento no desenvolvimento e fomentação do Skate. Devemos também considerar que nos últimos anos a profissionalização do Skate acabou naturalmente exigindo que os eventos se tornassem também mais profissionais, com maior infra-estrutura, maior divulgação, transmissões de TV e internet, maiores premiações e mais conforto para os skatistas e público. Enfim, tudo isto colaborou para o encarecimento dos custos para se realizar uma etapa do Circuito. Justamente por esse motivo a Myllys é um ótimo exemplo para o mercado. Mesmo com todas as dificuldades para realização de um evento deste porte, é a única empresa de Skate que continua acreditando, investindo no street skate profissional.

Como você enxerga esse novo cenário?
Esse perfil de investimento aplicado por marcas estrangeiras está começando a ser copiado também por aqui pelas marcas nacionais. Acho que cada empresa tem a liberdade para investir em sua imagem como ou da forma que achar melhor, mas é preciso que as empresas tenham consciência de que elas têm possuem uma responsabilidade quase que social de investir no Skate de competição, em eventos de repercussão de mídia, enfim. A formação de novos ídolos e a fomentação deles se dá através, principalmente, de competições. São estes ídolos que vão inspirar novos e atrair novos adeptos e simpatizantes para o Skate. Um Circuito Brasileiro forte é um dos principais objetivos da CBSk. Esta tarefa não tem sido nada fácil, porque além das marcas do segmento terem abandonado o Circuito, as grandes marcas de outros segmentos ainda não vêem um grande atrativo no Circuito Brasileiro e preferem eventos como Megarampa, Rio Vert Jam, Nescau Street e o X-Games. Mas, estamos trabalhando por um Circuito forte e nesta empreitada já conseguimos reunir alguns parceiros e em breve acho que este objetivo será alcançado.

O que você acredita ser necessário para o Circuito Brasileiro ter mais etapas e elas não acontecerem somente no Nordeste, como tem sido nos últimos anos?
Uma conscientização das marcas do segmento, que elas podem sim realizar etapas do Circuito, que elas possuem verba para tanto e podem também realizar através de parcerias, como conseguir apoio de grandes empresas de fora do segmento. Para isso, é necessário convencê-los de que o Circuito Brasileiro é tão competitivo e interessante como qualquer etapa de mundial.

Bom, finalize falando sobre as expectativas da CBSk em relação ao Myllys Skate Pro 2010 e sobre o Circuito Brasileiro profissional do próximo ano.
As expectativas para o Myllys Pro são as melhores possíveis. Acredito que o evento de 2010 será ainda melhor que em 2009 e que deverá ser o campeonato mais disputado do ano. Em relação ao Circuito, para 2011 estamos otimistas de que terá mais etapas. Estamos trabalhando com parceiros em algumas cidades há algum tempo e em muitas delas as coisas vêm evoluindo bem. Além da prospecção e contatos que temos feito com empresas de fora do nosso segmento.

Para saber mais sobre o Myllys Skate Pro 2010, acesse o site:MYLLYS

Texto: Marcos Hiroshi
Fotos: Julio Detefon
Fonte: CEMPORCENTO SKATE


Sem comentários:

Enviar um comentário