terça-feira, 30 de março de 2010

Skate no Jornal Comunicação da Universidade Federal do Paraná(UFPR)

1ª Etapa do Circuito Metropolitano de Skate Amador 2010

Nos dias 20 e 21 de Março aconteceu a 1ª Etapa do Circuito Metropolitano de Skate Amador 2010 na cidade de São José dos Pinhais-PR, aproveitando o evento o Jornal Comunicação da Universidade Federal do Paraná(UFPR) entrevistou os skatistas Profissionais Cristian Aurélio(FSP) e Anderson Camargo(Diet Skateboards e Foot Skateboards), confiran a matéria:

Com 30 anos, Anderson Camargo em nada se assemelha à imagem que muitas pessoas possuem dos skatistas. A figura do jovem de boné, camiseta grande, com calças caindo e de estilo “largado”, não demonstra completamente a realidade no esporte. No Skate, os mais veteranos compõem o seleto rol de grandes campeões da modalidade e caracterizam o esporte como domínio dos mais experientes.

Skatista há 16 anos, Camargo é membro da Federação Paranaense de Skate e possui uma distribuidora de acessórios para o esporte. Ganhou seu primeiro skate aos 10 anos, mas foi apenas aos 14 que começou a praticar a modalidade pra valer. “Comecei a andar e vi que não era fácil. Foi nesse momento que decidi que queria isso para minha vida”, relata. E foi essa decisão que, segundo ele, proporcionou uma de suas principais conquistas até hoje. “Foi através do skate que consegui cursar uma faculdade de Educação Física em Cascavel”, afirma.

O empresário é mais um no esporte marcado pelo sucesso dos mais experientes. No cenário mundial, os atletas que mais se destacam no skate possuem, geralmente, mais de 30 anos. Essa característica a diferencia de outras modalidades como o futebol, que tem como o seu melhor jogador da atualidade o argentino Lionel Messi, de 22 anos.

O brasileiro Sandro Dias, por exemplo, ganhou o seu primeiro título de peso, o Circuito Europeu, com 26 anos. Porém, foi apenas dois anos mais tarde que o “Mineirinho”, como é conhecido, começou a figurar de vez no cenário internacional. O skatista foi pentacampeão mundial pela World Cup Skateboarding, a Federação Mundial de Skate, de 2003 a 2007, quando já completava 32 anos.

Outro veterano com grande representação no cenário mundial é Bob Burnquist. O brasileiro, que vive desde 1995 nos Estados Unidos, é o atual bicampeão da Megarampa e tem 33 anos de idade.

Além do que se vê

Além da idade e das conquistas, sejam nas pistas ou na vida, os três skatistas possuem mais um ponto em comum. Tanto na aparência, quanto no caráter, ambos não se assemelham ao perfil “largado” e sem responsabilidade que muitas pessoas atribuem aos praticantes desse esporte.

O Presidente da Federação de Skate do Paraná, Cristian Aurélio, de 32 anos, acredita que a formação dessa imagem é fruto do comportamento dos próprios skatistas. De acordo com Aurélio, os praticantes do esporte contribuem para a formação dessa imagem. “O skatista realmente anda ‘largado’ e é essa a imagem que ele passa”, alega.

Frederico Baptista, 18 anos, estudante e skatista amador, pratica o esporte desde a sua infância e concorda com a opinião do veterano. “O preconceito acontece principalmente devido ao modo de se vestir dos skatistas, que é ‘largado’, com roupas muitas vezes folgadas e até mesmo rasgadas”, afirma. Porém, segundo ele, o esporte não pode ser julgado pelo modo de se vestir de seus praticantes. “O skate é bom, pois desenvolve o interesse por uma atividade esportiva, afastando os jovens de problemas na rua”, declara o estudante.

Circuito Metropolitano de Skate Amador agita São José dos Pinhais

São José dos Pinhais foi palco, nos dias 20 e 21 de março, da 1ª Etapa do Circuito Metropolitano de Skate Amador 2010. A competição foi realizada na Praça do Verbo Divino, centro da cidade, e contou com a participação de 73 atletas, vindos de cidades do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

O evento atraiu um bom público, que pôde prestigiar as disputas das categorias infantil, mirim, iniciante, feminina e amador – 1 e 2. Maria de Freitas, moradora da região, levou seu filho, William, para participar do torneio e elogiou a organização. “É a primeira vez que eu trouxe meu filho para competir e estou impressionada com a organização”, afirma. “O skate como esporte é bom e afasta as crianças de problemas como as drogas”, conclui.

A competição, organizada pela Federação de Skate do Paraná, em parceria com a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais e a Secretaria de Esportes e Lazer da cidade, foi homologada pela Confederação Brasileira de Skate. Os cinco melhores colocados de cada categoria receberam, no total, cerca de 4 mil reais em prêmios, como bonés, camisetas e acessórios para a prática do esporte.

A próxima etapa do Circuito Metropolitano de Skate Amador 2010 está prevista para os dias 22 e 23 de maio, no Trust Skate Park, em Curitiba. As outras duas etapas, que finalizam o segundo ano da competição, acontecem apenas no segundo semestre. Em setembro, está prevista a etapa de Araucária e em novembro, a de Almirante Tamandaré.

Acesse http://www.jornalcomunicacao.ufpr.br/node/7819, e veja a matéria.

Reportagem: BRUNO BAGGIO(UFPR)
Edição: HELEN ANACLETO(UFPR)

Sem comentários:

Enviar um comentário